O caminho

A pandemia da Covid-19 impôs processos inéditos e para garantir a vida muitas pessoas foram obrigadas a se submeterem ao distanciamento e ao isolamento social. Das práticas comunicativas à aquisição de alimentos e remédios, ou mesmo agendamento de consultas foram deslocadas da esfera material para a virtual. Praticamente tudo foi impactado e mediado pelas novas Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC). Essa transformação também incidiu nos processos educativos, independente das populações estarem localizadas nas cidades ou no campo.

Diante dessa realidade e com o olhar para as especificidades das Populações do Campo no Ceará, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST/CE), em parceria com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) e o suporte acadêmico da Escola Fiocruz de Governo Brasília (EFG-Fiocruz) idealizaram e implementaram um processo formativo nas áreas de assentamentos e acampamentos do MST. Um projeto pioneiro e voltado para a vigilância popular em saúde.

O processo de formação ocorreu de forma híbrida, associando os Tempo Aula (TA) e o Tempo Comunidade (TC). O TA no modo remoto e síncrono, através de plataformas de “conversa” com duração entre 1h30 até 2h, agendada em dias e horários fixos; e o TC, inspirado na Pedagogia da Alternância, foi vivenciado de maneira presencial, atendendo aos protocolos sanitários vigentes em cada período da pandemia. O processo formativo, ocorreu de julho de 2020 à setembro de 2021.

Foram convidados profissionais e professores, militantes na área de atuação e pessoas com referência no conteúdo para ministrar as aulas e trabalhar os temas ligados ao campo da saúde e direitos. O roteiro prezava por um processo dialógico onde educadores(as) e educandos(as) pudessem atuar de forma horizontal.

    Influências Pedagógicas e Metodológicas

  • Educação Popular
  • Pedagogia da Alternância
  • Pedagogia do Trabalho

Educação popular

O legado deixado pelo educador Paulo Freire, inspira e nos orienta (e por que não dizer desafia?) de que o processo de educação popular é resultante de um diálogo de saberes das experiências, saberes populares e de conhecimentos sistematizados que vêm sendo construídos social e cooperativamente. Qualquer educação popular, seja informal ou formal, escolarizada ou em organizações sociais, deve assumir uma perspectiva crítica radical, libertadora e transformadora, e considerar os sujeitos como agentes de produção do conhecimento e não apenas como receptores.

(FREIRE, 2000)

Pedagogia da alternância

A Pedagogia da Alternância propõe uma formação com períodos alternados de vivência e estudo na Escola e na Comunidade. Esta pedagogia permite uma formação global onde a experiência e a sistematização ficam presentes. Da experiência brotam os novos conhecimentos que são retomados pela escola (teoria) para aplicação imediata em outras situações de aprendizagem (prática). Por meio da Alternância o(a) educando(a) analisa sua realidade através das atividades trabalhadas nos períodos escolares e a partir de observações constantes que faz no meio comunitário A Pedagogia da Alternância permite que os conteúdos de ensino apreendidos no “tempo aula” sejam verdadeiramente vinculados ao meio de vida do(a) educando(a).

PEDAGOGIA DO TRABALHO

Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano, com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza (...) atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica a sua própria natureza.

(MARX , p. 211, 2014)

Buscando a materialidade dessa influência, todas as tarefas (trabalhos) foram socializadas em forma de rodízio: coordenar, apresentar temas, articular atividades, educandos(as) e educadores(as) integrados vivenciando diferentes perspectivas a partir do lugar que ocupavam, transformando a formação (natureza) e se transformando no processo. Essa vivência além de ressignificar as relações com o trabalho e com o outro, também evita a alienação do trabalho. Aqui se compreende a origem e o fim do processo.

FORMAÇÃO-AÇÃO

“É um recurso metodológico que se propõe a vivenciar teoria e prática ao mesmo tempo e sob o mesmo contexto, dessa maneira a teoria poderá ser pautada pela prática e vice-versa. Nessa perspectiva, a teoria vai à experimentação e nela se ressignifica, reorganizando-se. A ação concreta valida o conhecimento aprendido e indaga novos aprendizados. Um processo que exige uma relação horizontal e dialógica entre educadores(as) e educandos(as)”,

Ana Paula Dias de Sá

A formação-ação de Agentes Populares de Saúde do Campo no CE foi concebida em três módulos educativos com temas propostos pelos(as) próprios(as) educandos(as) com base nas suas necessidades e nas respectivas Comunidades.

    Conteúdos construídos

  • Módulo I abordou os temas relacionados a pandemia da Covid-19;
  • Módulo II tratou do acesso aos direitos dentre eles: o direito à saúde, à água e à terra;
  • Módulo III abordou os elementos para contribuir com o trabalho das/dos Agentes Populares de Saúde do Campo-CE, que são: as práticas populares de cuidado em saúde, plantas medicinais, educação popular, vigilância popular em saúde e uso de tecnologia da informação como ferramenta para o exercício da vigilância popular.

Módulo I

  • Apresentação da proposta de formação
  • A pandemia: aspectos gerais, nacional e internacional
  • A pandemia: transmissão e cuidados
  • Consequências da Pandemia: violência contra a mulher
  • Consequências da Pandemia: saúde mental
  • Consequências da Pandemia: desinformação e fake news
  • Avaliação do módulo I

Módulo II

  • Direito à saúde: SUS
  • Direito à saúde: PNSIPCFA
  • Direito a água: aspectos jurídicos
  • Direito a água: caminho das águas
  • Direito a água: água e saneamento
  • Direito à terra: história da luta pela terra
  • Direito a terra: agronegócio e agrotóxicos
  • Direito a terra: agroecologia
  • Direito a terra: soberania alimentar e segurança nutricional
  • Avaliação do módulo II

Módulo III

  • Práticas Populares de Cuidado em saúde
  • Uso e manejo de plantas medicinais
  • Educação Popular
  • Vigilância Popular em Saúde
  • Uso da Tecnologia da informação na Vigilância Popular em Saúde
  • Avaliação do Módulo III